Estádio Urbano Caldeira, a Vila Belmiro, a vila mais famosa do mundo, o alçapão. No dia 12 de outubro de 1916 começava ser escrita a história de um dos estádios mais tradicionais do futebol brasileiro.
Localizado em Santos, é considerado o maior estádio da Baixada. Mesmo sendo inaugurado no dia 12, teve que esperar mais 10 dias para ter uma partida oficial, com um Santos 2 x 1 Ypiranga e o primeiro gol sendo do santista Adolpho Millon Júnior. Conhecido primeiramente e eternamente como Vila Belmiro, o estádio teve seu nome marcado como Urbano Caldeira no dia 24 de março de 1933, quando dias após o falecimento do ex-jogador, treinador e dirigente do clube praiano, um dos diretores do Santos, Ricardo Pinto de Oliveira, sugeriu que o estádio fizesse essa homenagem e a Vila se chamasse Urbano Caldeira.
Todo torcedor santista deve sentir muito orgulho da sua casa. Onde já passaram tantos jogadores, tantos "monstros" do futebol, onde já nasceu tantas lendas. Não é fácil um time ter criado Pelé, Pepe, Coutinho, Mengálvio ou Giovanni e Robert ou Robinho, Diego e Elano ou Neymar e Ganso e, por ultimo, por enquanto, Gabigol e Geovanio. Mas agora pensem em um estádio que é feito para os espetáculos dentro de campo e para o futebol, pois sempre isso foi trabalhado como uma regra, receber outros esportes também. Que louco não?!
Pois bem, a Vila já foi cede de uma luta de boxe em 1950 e também de um jogo de futebol americano em 2010, sendo o primeiro estádio brasileiro a receber esse tipo de jogo.
Ah sem esquecer também que é um dos poucos estádios brasileiros que faz parte do cenário gamer, onde o Pro Evolution Soccer tem seu licenciamento para poder estar no jogo. Que louco poder jogar no estádio do time do coração, controlar os jogadores do seu time, não é torcedor santista?! A Vila não é pra qualquer um, é pra poucos.
Mesmo com a ideia da diretoria santista em construir um novo estádio para a sua torcida, um pouco maior, a Vila Belmiro nunca será substituída. Ela já está marcada na história e não tem como ser trocada. Pra quem é santista é o Minha casa, minha Vila.
Em nome de toda a Resenha Na Web quero parabenizar o estádio Urbano Caldeira pela sua história e que venham mais cem anos de muitas alegrias e histórias marcantes. Além de agradecer em poder estar escrevendo sobre um dos grandes marcos históricos do estado.
Parabéns Vila Belmiro.
Parabéns Urbano Caldeira.
100 anos de Urbano Caldeira
Reviewed by Bruno Cassiano
on
12:10:00
Rating:

Nenhum comentário: