Corinthians vence Botafogo com placar magro e vai às semifinais do Paulistão

Rodriguinho perdeu chance clara no começo, mas se redimiu e fez
o gol da vitória. Imagem: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians
Em um jogo de volta quase tão morno quanto o de ida, Timão vence por um gol e se classifica

Depois de uma partida decepcionante em Ribeirão Preto, que terminou em 0 a 0, Corinthians e Botafogo-SP se enfrentaram no segundo jogo entre os dois times nas quartas de final do Campeonato Paulista. Jogando em Itaquera na tarde deste domingo, o Timão levou a melhor: vitória simples, 1 a 0 com gol marcado por Rodriguinho no primeiro tempo, e classificação às semifinais do estadual. Apesar do início empolgante por parte dos donos da casa, o confronto foi praticamente uma repetição do jogo anterior, com poucas chances e muitos erros. Aos corintianos, bastou vencer mais uma vez pelo placar mínimo e, agora, esperar a definição do próximo adversário, que pode ser São Paulo ou Ponte Preta.
Com a vantagem do "fator casa", o Corinthians começou o jogo no ataque. Nos dez primeiros minutos, os mandantes tiveram duas oportunidades claras de marcar. Já nos primeiros segundos, Fagner tocou da direita, a bola desviou na zaga e sobrou para Jô cara a cara com Neneca, mas o goleiro defendeu o chute do atacante. Aos 8 minutos, Jadson tocou em profundidade para Rodriguinho na área, mas, em vez de finalizar, o meia tentou dar um chapéu em Neneca e acabou falhando, perdendo uma chance incrível. Depois disso, o Timão continuou com maior volume de jogo, mas não conseguiu criar novas chances e a partida ficou morna. Já o Botafogo passou a segurar mais os alvinegros, chegando a ameaçar o adversário aos 22 minutos: Marcão recebeu cruzamento da direita e cabeceou para Cássio fazer uma defesa difícil. Mas os donos da casa permaneceram na ofensiva e, aos 37 minutos, conseguiram abrir o placar: Romero tocou de calcanhar para Maycon na lateral esquerda da defesa, o voltante tocou para Arana no meio e este deixou para Jadson, da lateral direita, cruzar para Rodriguinho cabecear de dentro da área e fazer o gol.
A etapa final começou do mesmo jeito que a primeira, com o Timão no ataque. Mas os alvinegros continuaram com sérios problemas de criação. A equipe praticamente não finalizou mais e ainda sofreu muito com falhas primárias: até os 40 minutos do segundo tempo, os corintianos haviam errado mais de cinquenta passes, segundo estimativa de Diego Ribeiro, do Globo Esporte. Com o passar do tempo, o Botafogo começou a equilibrar e ir para cima. O time do interior não finalizou, mas assustou. Aos 11 minutos, Cássio cobrou tiro de meta e os botafoguenses rebateram, Balbuena furou o cabeceio e a bola sobrou para Fernandinho, mas ele não conseguiu alcançar e Cássio deixou a bola ir para fora. Mais tarde, aos 38, Marcão recebeu cruzamento livre na área, mas dominou a bola com a mão e o juiz deu falta. Nos acréscimos, o Timão tentou ampliar com Pedrinho, mas o atacante mandou para fora.
Apesar da pressão, o Botafogo também finalizou pouco, e o Corinthians conseguiu garantir a vitória e a classificação. Com esse resultado, o Timão chegou ao segundo lugar na tabela geral do Paulistão. O adversário da equipe na semifinal será o terceiro colocado da tabela. No momento, quem está nessa posição é o São Paulo, mas o Tricolor pode ser ultrapassado pela Ponte Preta, que enfrenta o Santos amanhã, no Pacaembu, às oito da noite. Se a Macaca vencer ou empatar, garante a vaga em terceiro lugar, enfrentando o Corinthians próxima fase; se vencer por três ou mais gols de diferença, a Ponte chega à vice-liderança e terá o poder de decidir em casa. Já o Santos precisa vencer para se classificar, e o Peixe não pode passar do quarto lugar da tabela.

ERRATA (12/04/17): O Santos precisava vencer por dois gols de diferença para se classificar. Em caso de vitória santista por um gol, como de fato aconteceu, a decisão seria nos pênaltis. O Peixe ganhou por 1 a 0 e perdeu para a Ponte nos pênaltis, sendo eliminado. O autor pede desculpas.

Ficha técnica
Corinthians 1 x 0 Botafogo-SP
Campeonato Paulista, quartas de final
Arena Corinthians, São Paulo-SP
9 de abril de 2017, 16h00

Corinthians
Cássio; Fagner, Pablo, Balbuena e Arana; Gabriel e Maycon; Jadson (Pedrinho), Rodriguinho (Marquinhos Gabriel) e Romero (Clayton); Jô.
Técnico: Fábio Carille.

Botafogo-SP
Neneca; Samuel Santos, Gualberto, Matheus Mancini e Fernandinho (Kauê); Bileu, Marcão Silva, Diego Pituca e Rafael Bastos (Bernardo); Francis (Wesley) e Marcão.
Técnico: Moacir Júnior.

Árbitro: Marcelo Aparecido Ribeiro de Souza
Bandeirinhas: Tatiane Sacilotti dos Santos Camargo e Luiz Alberto Andrini Nogueira

Público: 33.491 pagantes
Renda: R$ 1.681.481,10

Gols:
Corinthians:
Rodriguinho - 37 min, 1º tempo.

Cartões: 
Corinthians:
Rodriguinho
Botafogo-SP:
Fernandinho
Samuel Santos
Gualberto
Marcão Silva

Notas para o Corinthians:

Cássio - 7,5
Fagner - 7
Pablo - 7,5
Balbuena - 7,5
Arana - 6,5
Gabriel - 6,5
Maycon - 6,5
Jadson - 8
Rodriguinho - 8
Romero - 6,5
Jô - 6,5

Clayton - 6
Marquinhos Gabriel - 6
Pedrinho - 6,5

Fábio Carille - 7,5
Corinthians vence Botafogo com placar magro e vai às semifinais do Paulistão Corinthians vence Botafogo com placar magro e vai às semifinais do Paulistão Reviewed by Anônimo on 18:52:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

    ?orderby=published&alt=json-in-script&callback=mythumb1\"><\/script>");
Tecnologia do Blogger.