Giro da Sul-Americana - 12 de maio

Imagem: CONMEBOL.
Nessa semana, os times brasileiros jogaram as partidas de volta da primeira fase da Copa Sul-Americana. E houve surpresas. Na terça, apenas dois dias depois da final do Paulistão, a Ponte Preta, que perdera o título para o Corinthians, foi para a Argentina enfrentar o Gimnasia La Plata e voltou de lá com um empate e a classificação. No dia seguinte, o Cruzeiro foi eliminado nos pênaltis para Nacional do Paraguai, o Fluminense garantiu a classificação no sufoco e o Corinthians passou tranquilo pela Universidad de Chile. As decepções vieram na quinta. O São Paulo, único brasileiro que decidiu em casa, apenas empatou em 1 a 1 com o Defensa y Justicia e acabou desclassificado. O Sport, que goleou no jogo de ida, por pouco não repetiu a equipe paulista: derrota por 3 a 0 para o Danúbio e classificação nos pênaltis.

Confira um resumo do que aconteceu nos jogos dos brasileiros pela Copa CONMEBOL Sul-Americana:

Ponte Preta
A Macaca tinha uma tarefa ingrata: logo após o segundo jogo da final do Campeonato Paulista (empate em 1 a 1 com o Corinthians, que foi campeão), no último domingo, a equipe viajaria a La Plata para enfrentar o Gimnasia pela competição sul-americana. Apesar dos apelos dos dirigentes ponte-pretanos, a CONMEBOL não adiou a partida. Mesmo abatida pela perda de mais um título estadual e sem Lucca e Pottker, a Ponte se redimiu em solo argentino: no primeiro tempo, fez 1 a 0 com Elton e tomou o empate com Rinaudo; no segundo, segurou a pressão adversária com uma grande atuação do goleiro Aranha, que impediu a virada dos anfitriões. Ao final, uma classificação heroica dos campineiros, que se recuperaram rapidamente da derrota no Paulistão para garantir a vaga na segunda fase da Sul-Americana.

Cruzeiro
Tendo vencido por 2 a 1 no Mineirão, a Raposa tinha uma vantagem pequena na partida de volta contra o Nacional, do Paraguai, graças ao gol sofrido em casa. Jogando no Defensores del Chaco, em Assunção, os mineiros ampliaram essa vantagem no começo, quando Thiago Neves abriu o placar para os visitantes. Mas o conforto durou pouco: minutos depois, Villagra empatou para os paraguaios. A partida ficou acirrada no primeiro tempo e os donos da casa pressionaram no segundo, até conseguirem a virada com Bareiro. O Cruzeiro foi em busca do empate, mas não pode evitar as penalidades. Nas cobranças, vitória do Nacional por 3 a 2, eliminando os cruzeirenses.

Fluminense
Com boa vantagem depois da vitória por 2 a 0 contra o Liverpool do Uruguai, no Maracanã, o Tricolor quase colocou tudo a perder no começo da segunda partida, em Montevidéu: os cariocas jogaram mal na etapa inicial e levaram pressão dos donos da casa, que fizeram 1 a 0 com Ignacio Ramírez e deram trabalho a Diego Cavalieri. Depois do intervalo, o Flu acordou e tentou o empate, mas não conseguiu aproveitar as chances que criou. Do outro lado, os uruguaios cansaram e levaram pouco perigo. O jogo terminou mesmo em 1 a 0 para o Liverpool, mas foi o suficiente para o Fluminense conseguir a vaga para a segunda fase.

Corinthians
Depois da vitória por 2 a 0 em Itaquera, esperava-se um jogo complicado para os corintianos em Santiago. A Universidad até assustou nos primeiros minutos, mas os alvinegros logo responderam com uma bola na trave de Jadson. A partida ficou equilibrada ao longo do primeiro tempo, com boas chances dos dois lados e grande atuação do goleiro Cássio, que parava o ataque dos chilenos. Aos 35 minutos, Rodriguinho fez bela jogada e abriu o placar para o Timão. Na segunda etapa, os donos da casa foram para cima, se expuseram demais e deram espaço para os visitantes contra-atacarem. Assim, os paulistas ampliaram com Jadson e poderiam até ter feito mais. Os chilenos chegaram a pressionar no final e conseguiram marcar um gol de honra com Felipe Mora, mas continuaram parando nas defesas de Cássio e o jogo ficou por isso mesmo. Vitória tranquila do Corinthians por 2 a 1 e classificação com autoridade.

São Paulo
Único brasileiro a jogar a segunda partida em casa, o São Paulo disputava a vaga contra o modesto Defensa y Justicia, da Argentina, que fazia a sua primeira participação em torneios internacionais. Apesar de o empate sem gols no primeiro jogo dar aos argentinos a vantagem do empate com gols no Morumbi, o Tricolor parecia ter uma tarefa relativamente fácil. Ainda mais depois de Thiago Mendes abrir o placar para os paulistas com um golaço, já no começo do jogo. Mas a ilusão durou pouco. O rendimento dos anfitriões caiu e os visitantes aproveitaram, empatando a partida com Castellani. Com a defesa e o ataque perdidos em campo, os são-paulinos não se recuperaram e por pouco não levaram a virada. Os argentinos pressionaram até a etapa final, tendo várias chances de fazer o segundo gol. Mas o empate em 1 a 1 foi o suficiente para classificar o Defensa e consolidar o vexame do Tricolor em pleno Morumbi.

Sport Recife
O time pernambucano tinha a maior vantagem numérica entre os brasileiros: no jogo de ida contra o Danubio, do Uruguai, o rubro-negro venceu por 3 a 0 jogando em Recife, podendo se classificar com derrota por até dois gols no segundo duelo, em Montevidéu. Mas o que parecia ser uma tarefa fácil quase virou um vexame: na metade do primeiro tempo, o jogo já estava 2 a 0 para os uruguaios, com gols de Jonathan dos Santos e Olaza, e o time da casa poderia ter feito mais. Fizeram no começo da etapa final, de novo com Olaza, agora em cobrança de pênalti, sepultando a vantagem dos adversários no placar agregado. O Sport não soube reagir, e a derrota por 3 a 0 levou a disputa para os pênaltis. Foi então que brilhou a estrela do goleiro Magrão: ele defendeu duas cobranças e os pernambucanos venceram por 4 a 2, garantindo enfim a vaga para a próxima fase.

Confira os resultados dos jogos de ida e de volta dos brasileiros na primeira fase da Sul-Americana:

Jogos de ida

4 de abril
Defensa y Justicia 0 x 0 São Paulo - Estadio Noberto "Tito" Tomaghello, Florencio Varella, 19h15
Cruzeiro 2 x 1 Nacional-PAR - Mineirão, Belo Horizonte, 21h45
5 de abril
Ponte Preta 0 x 0 Gimnasia La Plata - Moisés Lucarelli, Campinas, 19h15
Fluminense 2 x 0 Liverpool-URU - Maracanã, Rio de Janeiro, 21h45
Corinthians 2 x 0 Universidad de Chile - Arena Corinthians, São Paulo, 21h45
6 de abril
Sport Recife 3 x 0 Danubio - Ilha do Retiro, Recife, 19h15

Jogos de volta

9 de maio
Gimnasia La Plata 1 x 1 Ponte Preta - Estadio del Bosque - La Plata, 21h45
10 de maio
Nacional-PAR 2 (3) x (2) 1 Cruzeiro - Arsenio Enrico, Assunção, 19h15
Universidad de Chile 1 x 2 Corinthians - Estadio Nacional, Santiago, 21h45
Liverpool-URU 1 x 0 Fluminense - Centenário, Montevidéu, 21h45
11 de maio
São Paulo 1 x 1 Defensa y Justicia - Morumbi, São Paulo, 21h45
Danubio 3 (2) x (4) 0 Sport Recife - Jardines del Hipodromo, Montevidéu, 21h45

Fonte: Globo Esporte.
Giro da Sul-Americana - 12 de maio Giro da Sul-Americana - 12 de maio Reviewed by Anônimo on 20:07:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

    ?orderby=published&alt=json-in-script&callback=mythumb1\"><\/script>");
Tecnologia do Blogger.