40 anos depois, Corinthians e Ponte repetirão final de 1977 no Paulistão

Ponte segurou o Palmeiras na Capital e garantiu a vaga.
Imagem: Marcos Ribolli via Globo Esporte.
Os dois times seguram a pressão no jogo de volta, eliminaram Palmeiras e São Paulo e vão disputar o título estadual este ano

Nas semifinais do Campeonato Paulista, Corinthians e Ponte Preta sofreram, mas garantiram a vaga para a decisão. Jogando em São Paulo, o time campineiro perdeu para o Palmeiras por 1 a 0 na noite de sábado, mas, por ter vencido a primeira partida por 3 a 0, a Macaca se classificou para a decisão do torneio. Neste domingo, o Timão empatou com o São Paulo em sua arena e se classificou graças à vitória por 2 a 0 no Morumbi, semana passada. Com isso, os dois alvinegros se encontrarão em mais uma final de Paulistão, quatro décadas depois da decisão épica de 1977, quando o Corinthians foi campeão e quebrou um tabu de 22 anos sem títulos.
Ambos os times entraram em campo com boa vantagem nesse fim de semana, tendo conquistado bons resultados nos jogos do domingo passado. Por outro lado, o Palmeiras precisava vencer por quatro gols para se classificar, e o São Paulo precisava ganhar por três. E os alvinegros sofreram para manter a vantagem no jogo de volta. Na partida de sábado, o Verdão começou pressionando o time campineiro, criando boas chances no primeiro tempo: Guerra quase marcou de cabeça nos primeiros minutos e Borja chegou a acertar o travessão. Os palmeirenses ainda reclamaram de um pênalti que Jean teria sofrido de Fernando Bob. Mas foi apenas no final da partida que o Palmeiras conseguiu marcar, com Felipe Melo de cabeça aos 37 minutos do segundo tempo. A Ponte, por sua vez, conseguiu segurar a pressão e, mesmo com a derrota, garantiu a vaga para final.
Jô foi decisivo em mais um clássico e Timão se classificou
para a final. Final: Daniel Augusto Jr./Agência Corinthians.
No Majestoso, em Itaquera, os dois times voltavam aos gramados depois de serem eliminados na Copa do Brasil. Depois de perder em casa por 2 a 0, o São Paulo venceu o Cruzeiro fora por 2 a 1 e saiu do torneio de cabeça erguida, enquanto o Corinthians sofria uma eliminação dolorida em seu estádio, nos pênaltis, para o Internacional. Nessa decisão, o Timão estava em situação mais favorável, mas começou passando sufoco: o Tricolor foi para cima, explorando os espaços da defesa alvinegra e dando trabalho para Cássio. Os corintianos apostavam no contra-ataque e, no final do primeiro tempo, abriram o placar com um gol de Jô, sempre decisivo em clássicos, em lance polêmico: o atacante marcou após cobrança de falta em posição irregular, mas a bola teria sido tocada por Lucas Pratto, o que validaria o gol. O segundo tempo foi tenso, com faltas, provocações e brigas dos jogadores. Muitos receberam cartão amarelo e teve até uma expulsão, do são-paulino Thiago Mendes. No final, Pratto empatou o jogo, mas foi o Corinthians quem terminou classificado.
Corinthians e Ponte Preta disputaram duas finais do Campeonato Paulista nos anos 70. A mais emblemática e memorável foi a de 1977, quando o Timão quebrou o tabu de mais de duas décadas sem títulos (o último fora a edição do quarto centenário, de 1954, conquistada no início de 1955). No primeiro de três jogos no Morumbi, o time paulistano venceu por 1 a 0; no segundo, os campineiros ganharam por 2 a 1, forçando uma terceira partida. No jogo decisivo, em 13 de outubro, vitória corintiana por 1 a 0, com o antológico gol de Basílio aos 37 minutos do segundo tempo, e o título histórico para o Timão. Os dois times ainda decidiram o Paulistão de 1979, com a decisão disputada já no início de 1980, e o Corinthians levou a melhor outra vez, ganhando a partida decisiva por 2 a 0 com gols de Sócrates e Palhinha. Até hoje, os corintianos ganharam 27 títulos paulistas, enquanto a Ponte ainda busca a sua primeira conquista. A última final disputada pela Macaca foi em 2008, quando os campineiros foram derrotados pelo Palmeiras.

Fichas técnicas

Palmeiras 1 x 1 Ponte Preta
Campeonato Paulista, semifinal
Allianz Parque, São Paulo-SP
22 de abril de 2017, 19h00
Palmeiras
Fernando Prass; Jean, Mina, Edu Dracena e Egídio (Keno); Felipe Melo; Róger Guedes, Tchê Tchê (Michel Bastos), Guerra e Dudu; Borja (Willian). Técnico: Eduardo Baptista.
Ponte Preta
Aranha; Jeferson (Naldo), Marllon, Yago e Artur; Fernando Bob, Elton e Jadson (Wendell); Lucca, Willian Pottker e Clayson (Lins).

Técnico: Gilson Kleina.
Árbitro: Raphael Claus
Bandeirinhas: Bruno Salgado Rizo e Luiz Alberto Andrini Nogueira
Público: 39.086 pagantes
Renda: R$ 2.912.614,52
Gols:
Palmeiras:
Felipe Melo - 37 min, 2º tempo.
Cartões:
Palmeiras:
Felipe Melo, Guerra e Dudu - amarelo.
Ponte Preta:
Marllon e Fernando Bob - amarelo.

Corinthians 1 x 1 São Paulo
Campeonato Paulista, semifinal
Arena Corinthians, São Paulo-SP
23 de abril de 2017, 16h00
Corinthians
Cássio; Fagner, Balbuena, Pablo e Arana (Moisés); Gabriel, Maycon, Jadson, Rodriguinho e Romero (Léo Jabá); Jô (Kazim). 
Técnico: Fábio Carille.
São Paulo
Renan Ribeiro; Wesley, Maicon, Rodrigo Caio e Júnior Tavares (Luiz Araújo); Jucilei, Thiago Mendes e Cícero; Cueva (Thomaz), Lucas Pratto e Gilberto (Chávez). 
Técnico: Rogério Ceni.
Árbitro: Flávio Rodrigues de Souza
Bandeirinhas: Alex Ang Ribeiro e Herman Brumel Vani
Público: 43.008 pagantes
Renda: R$ 2.667.936,30
Gols:
Corinthians:
Jô - 46 min, 1º tempo.
São Paulo:
Lucas Pratto - 38 min, 2º tempo.
Cartões:
Corinthians:
Rodriguinho, Arana, Léo Jabá e Jadson - amarelo.
São Paulo:
Wesley e Chávez - amarelo; Thiago Mendes - vermelho (dois amarelos).

40 anos depois, Corinthians e Ponte repetirão final de 1977 no Paulistão 40 anos depois, Corinthians e Ponte repetirão final de 1977 no Paulistão Reviewed by Anônimo on 20:05:00 Rating: 5

Nenhum comentário:

    ?orderby=published&alt=json-in-script&callback=mythumb1\"><\/script>");
Tecnologia do Blogger.