![]() |
Com vitória sobre Uzbequistão, Irã se tornou a terceira seleção classificada para a Copa. Imagem: AFP/Atta Kenare via FIFA.com. |
A data FIFA deste mês teve jogos pelas Eliminatórias da Copa em todas as zonas continentais, com exceção da América do Sul e da África, além de amistosos internacionais. As partidas começaram na semana passada, no dia 7. Pela UEFA, destaque para a vitória da Suécia sobre a França, a goleada da Alemanha sobre San Marino e o empate no clássico britânico entre Escócia e Inglaterra.
No domingo, dia 11, a Islândia bateu a Croácia em casa por 1 a 0, acirrando a disputa no grupo I; ambas as seleções com 13 pontos na liderança, mas os croatas levam a melhor no saldo de gols. Outro grupo muito disputado é o G, com ninguém menos que Espanha e Itália brigando por uma vaga direta para o Mundial. Os italianos golearam Liechtenstein em casa, por 5 a 0, e os espanhóis bateram a Macedônia fora por 2 a 1; os dois campeões mundiais têm 16 pontos, mas a Fúria tem saldo de gols melhor que a Azurra. O cenário é o mesmo no grupo D: a Sérvia tem os mesmos 12 pontos que a Irlanda e lidera graças ao saldo; as duas seleções empataram em casa em 1 a 1 - os sérvios com o País de Gales e os irlandeses com a Áustria.
Ainda no domingo, teve clássico nas eliminatórias da CONCACAF: México e Estados Unidos empataram em 1 a 1 no Estádio Azteca. O resultado foi bom para ambos os times, que já haviam vencido suas partidas na semana anterior. Os mexicanos continuam na liderança isolada do hexagonal final, com 14 pontos, cada vez mais perto do Mundial; os EUA se firmaram na terceira colocação, com 8 pontos, contando com um empate em 2 a 2 do Panamá com Honduras na terça (os panamenhos estacionaram nos 7 pontos na quarta colocação). Nesse mesmo dia, a vice-líder Costa Rica venceu Trinidad e Tobago por 2 a 1 em casa e ficou com 11 pontos. No hexagonal da CONCACAF, os três primeiros colocados se classificam diretamente para a Copa, e o quarto disputará uma repescagem contra o vencedor do play-off da AFC (Ásia).
Emoções na Ásia
Do outro lado do mundo, as eliminatórias asiáticas estão a todo vapor, e já têm um país classificado: o Irã venceu o Uzbequistão por 2 a 0 na segunda e se tornou a segunda seleção a garantir a vaga para a Copa no campo, depois do Brasil, que já se classificara em março, e da Rússia, com vaga automática por ser anfitriã. Faltando duas rodadas, o Irã é líder do grupo A com 20 pontos, sete a mais que a segunda colocada, a Coréia do Sul, com 13. Os coreanos, por sua vez, perderam fora de casa para o Catar por 3 a 2 na terça, ficando com apenas um ponto a mais que os uzbeques, que têm 12.
Já no grupo B, o Japão empatou em casa com o Iraque, ficando com a liderança ameaçada. Os nipônicos têm 17 pontos, apenas um a mais que Arábia Saudita e Austrália, com 16 - os árabes estão na frente pelo saldo de gols. As rodadas finais terão confrontos diretos nos dois grupos: os coreanos pegam o Irã em casa e o Uzbequistão fora, e os japoneses recebem os australianos e jogarão contra os sauditas fora de casa. Os dois melhores de cada grupo vão à Copa, e os terceiros colocados disputarão um play-off para decidir quem jogará a repescagem contra o quarto lugar da CONCACAF.
Por último, o play-off da OFC (Oceania) já está definido: as Ilhas Salomão venceram Papua Nova Guiné por 2 a 1 fora de casa, garantiram a liderança do grupo B com 9 pontos e vão jogar contra a Nova Zelândia, já classificada, na fase final. O vencedor desse confronto vai para a repescagem contra o quinto colocado das eliminatórias da CONMEBOL.
Destaques da semana - Eliminatórias da Copa
Reviewed by Anônimo
on
19:40:00
Rating:

Nenhum comentário: